Sicasal continua a crescer

18 Novembro 2013 13:00

Álvaro dos Santos Silva, Presidente do Conselho de Administração da Sicasal

A Sicasal inaugurou sábado, 16 de novembro, a segunda fase do Projeto Renascer, que se iniciou há dois anos, logo após o incêndio que destruiu parcialmente as instalações da empresa.

Dotada das mais modernas tecnologias, a Sicasal realizou várias intervenções de cariz técnico, que permitiram duplicar a capacidade instalada nas áreas da central de frio, central de lavagem de vasilhame, ETAR e câmaras de arrefecimento, congelação e estabilização utilizadas no processo da carne fresca. Este investimento, de cerca de 5,5 milhões de euros, completa assim a segunda fase do Projeto Renascer.

A laborar há 45 anos, a Sicasal é a maior indústria privada da região oeste e emprega atualmente cerca de 700 trabalhadores. Entre janeiro e setembro deste ano criou 42 novos postos de trabalho e aumentou as vendas em 30%, comparativamente ao período homólogo do ano anterior, equivalente a 85 milhões de euros de vendas líquidas. Os resultados operacionais apresentam melhorias proporcionais à evolução das vendas.

A Sicasal exporta cerca de 40% da sua produção anual, sobretudo para Angola, mas também para outros países como Moçambique, Cabo Verde, São Tomé, Luxemburgo, Canadá, Rússia e diversos países europeus.

A Sicasal está localizada em Vila Franca do Rosário, na Malveira, a 30 quilómetros de Lisboa. Com uma área de mais de 70 mil m2, é a principal unidade da região. Por detrás desta marca há um mundo de trabalho e dedicação, a experiência de muitos anos e uma rigorosa seleção das matérias-primas, apoiado numa equipa de profissionais que, com a mais alta tecnologia, obtém produtos de primeira qualidade, para o mercado nacional e internacional.

Atualmente, a Sicasal tem como atividade primordial o abate e a transformação de carne de suíno. A sua comercialização é feita sob a forma de carne fresca, carne congelada e produtos de charcutaria, seguindo as mais rigorosas normas de higiene e fabrico, sem esquecer o saber fazer das receitas originais dos produtos.