Boas razões para consumir carne de porco

  • É uma carne uma carne rica em ácidos gordos monoinsaturados, principalmente ácido oleico, numa porção de 38% do total da sua gordura.
  • Este tipo de carne contém proteínas, zinco e ferro de elevada biodisponibilidade e vitaminas do grupo B.

Carne de porco e colesterol

Colesterol por 100g de carneA carne de porco não é forçosamente mais gorda do que as outras carnes. Um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos revela que alguns cortes de carne de porco têm níveis de gordura semelhantes aos de algumas carnes a que, habitualmente, chamamos magras, como o frango.

Por outro lado, se avaliarmos a carne suína do ponto de vista do colesterol, verificamos que o lombo de porco é mais saudável do que o seu congénere de vaca e vitela e, até, do que o frango sem pele. A carne suína pode ser, portanto, considerada como relativamente pobre em colesterol.

Em comparação com outras carnes, a carne de lombo de suíno, por exemplo, é mais magra do que a carne de coxas de frango sem pele (dados do Departamento de Agricultura dos EUA) e tão magra quanto peito de frango sem pele.

Para além disso, o porco tem proteínas, vitaminas do grupo B, fósforo e zinco, nutrientes que não podemos dispensar, e contém menos sódio do que a carne de vaca, sendo um bom aliado para quem sofre de hipertensão.

Para os seguidores do porco, outra boa notícia: a gordura do porco fica concentrada na superfície da pele, sendo fácil de isolar. No caso da vaca, ela está mais entremeada nas fibras da carne.

Saiba mais sobre a carne de porco

> Carne de porco e o risco de doença cardiovascular     > Mitos sobre a carne de porco