Ambiente e SustentabilidadeNo âmbito da política de responsabilidade social, a Sicasal concretiza algumas iniciativas, entre as quais realçamos a concessão de apoio financeiro a instituições de solidariedade social, o incremento da relação de parceria e de proximidade com associações culturais e desportivas da região envolvente e a preocupação permanente de concretização de boas práticas no que se refere às políticas ambientais.

Ambiente e saúde

O Sistema de Gestão Ambiental implementado na Sicasal permite o desenvolvimento sustentável, nomeadamente na redução da produção de resíduos, na reutilização e reciclagem e no aumento dos níveis de eficiência.

A Sicasal dá especial atenção à melhoria dos recursos e das emissões poluentes e a uma gestão cada vez mais responsável dos resíduos inerentes à atividade desenvolvida. Paralelamente, a Sicasal trabalha também para no sentido da utilização de embalagens preferencialmente mais eco-eficientes.

Comprometida com a redução dos impactos ambientais, a Sicasal procura também racionalizar a energia despendida, tendo em conta a redução do consumo de eletricidade, fuelóleo, gasóleo, gás propano e gasolina. As medidas visam, assim, agir sobre estes grupos de maior peso, proporcionando a melhoria da eficiência.

Consumo de energia primária

Segurança

A Sicasal tem registado uma análise de sinistralidade, segundo os valores padrão apresentados pela Autoridade para as Condições do Trabalho, classificada com BOM para os Índices de Frequência e de Gravidade.

A Sicasal comparativamente com as restantes empresas do setor continua a apresentar valores para o Índice de Incidência abaixo das do sector. Deste modo, a Sicasal vai dar continuidade ao objetivo da melhoria contínua destes indicadores, assegurando a inclusão da segurança no processo produtivo, através da identificação de perigos e avaliação de riscos, bem como da sensibilização para a utilização adequada dos equipamentos de proteção e do cumprimento rigoroso das regras de segurança.